O grande erro estratégico das pequenas empresas a multinacionais e até de setores no mundo todo, é “para sempre” , um exemplo recente foi da setor automobilístico americano e europeu, que não perceberam o crescimento exponencial dos carros elétricos chineses, temos muitos exemplos desta natureza, mas a diferença é que tem aumentado em velocidade exponencial, e pode ocorrer com a carne de laboratório, o pão-de-queijo utilizando essência e não mais queijo, nenhum setor está imune as grandes mudanças.
A que se deve o erro estratégico “para sempre” , a maioria das empresas se deve o seu sucesso, a um modelo de negócio, construído por boas equipes, comprometidas com o propósito do negócio, processos padronizados, auditados, e com selos internacionais, que estão no cerne da cultura das organizações há anos. Mudanças estruturais não acontecem porque a cultura “do criado para sempre” não permite mudanças estruturais, ou seja, mudar equipes, processos, e até mudar de setor, o que tem aumentado o número de empresas fecharem nos últimos anos. Este é o maior desafio, cuja responsabilidade maior é dos conselhos e CEOS das empresas nos próximos anos.
Bem-vindo ao novo mundo das organizações.
Hélio Mendes – Palestrante, consultor empresarial e político, autor dos livros Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa. Possui formação como Conselheiro pelo IBGC e atuou como Secretário de Planejamento e Meio Ambiente em Uberlândia/MG.