Mais um ano escrevendo artigos todas as segundas e, nos últimos cinco anos, também às quintas-feiras, com alguns extras. Como já faço há mais de trinta anos, antes para jornais e revistas impressos e, já há algum tempo, para a mídia virtual, considerando apenas uma média de 5 por mês, vezes 12 meses, temos 60 por ano, vezes 30 anos, o que dá um total de 1.800 artigos sobre administração, política e alguns sobre filosofia.
Muitas atividades faço com muita paixão: consultoria, escrever e viver com minha família, amigos e o karatê como esporte. Lembrando de um amigo que se foi, mas permanece em nossas vidas, o professor Armando Righetto, que sempre desejava que todos os dias fossem Natal, tento cultivar esse bom preceito.
Dezembro é considerado um mês de reflexão e de muitas orações, um bom período para revisão e preparação para um novo ano. Sempre utilizo a metáfora popular para desejar um ano novo: “o copo está meio cheio ou meio vazio”. Para as pessoas negativas, está para esvaziar; para as positivas, está para encher de felicidade, saúde e realizações.
Temos sempre que acreditar que o copo está para ficar cheio. É o que penso e desejo aos amigos, alunos e clientes que leem o que escrevo. A vida é um presente que Deus nos deu e temos que ter um olhar de grandeza por essa razão.
Que 2025 seja um bom ano para todos e que seu copo esteja cheio de saúde e felicidade.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele é consultor, ex-secretário de Planejamento e Meio Ambiente em Uberlândia/MG e membro do Instituto SAGRES em Brasília.