Pois o hábito tradicional de reavaliar estratégias anualmente já não se adapta ao cenário atual. O avanço das novas tecnologias exige revisões em tempo real, mas muitas empresas ainda resistem, por serem confortáveis em seus métodos ou não terem estrutura adequada.
O planejamento estratégico, quando bem utilizado e comunicado em todos os níveis da organização, é uma ferramenta transformadora. Contudo, muitas empresas focam apenas em metas de curto prazo, limitando o potencial estratégico.
Elas sobreviveram devido à eficiência em processos, mas enfrentaram dificuldades para crescer em mercados mais competitivos. Esse contexto exige uma revisão contínua com foco no curto, médio e longo prazo.
A metodologia do Planejamento Estratégico Reverso traz metas futuras para o presente, modificando a cultura organizacional e permitindo que as empresas lidem com a inovação e mantenham sua relevância em um mercado dinâmico e em constante evolução.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. É palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, e associado do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.